A festa da padroeira de Taipu, Nossa Senhora do Livramento, será celebrada de 22 de novembro a primeiro de dezembro, com o tema: “100 anos de fé e devoção sob o olhar da Mãe do Livramento”. Em preparação para a festa, foi celebrada uma Missa no dia 05 de novembro, na Paróquia Jesus Bom Pastor, em Natal; e outra no dia 07 de Novembro, na Igreja de Santa Terezinha, no Tirol, para os filhos taipuenses residentes em Natal.

A festa será aberta no dia 22, com uma carreata de abertura, saindo da Capela de São Francisco de Assis, no Arisco da Gameleira, conduzindo a Imagem de Nossa Senhora do Livramento, em direção a Igreja Matriz. Na chegada, haverá o hasteamento das bandeiras, bênção para os motoristas, motoqueiros, ciclistas e seus veículos.
Uma vasta programação será desenvolvida durante a festa. Dia 23, e de 25 a 29, será realizada as caminhadas penitenciais, saindo da Igreja Matriz, para diversos pontos da cidade. Seguido da Santa Missa e do café comunitário. Todos os dias será rezado o Ofício de Nossa Senhora, ao meio dia; e 18h30 recitação do Santo Terço, seguida de novenas, ás 19h30, com diferentes celebrantes, temas, noiteiros e afilhados de Nossa Senhora. Além de quermesse, após as novenas.

No dia 24, domingo, haverá batizados, ás 10h, na Igreja Matriz. No dia 28, será o lançamento do primeiro CD do Padre Helenildo Marques de Morais. O CD tem como titulo: “Ave-Maria nos seus andores”. O lançamento será ás 21h, no Centro Pastoral de Taipu. No dia 29, sesta-feira, será celebrada ás 10h, a Missa dos Enfermos; presidida pelo Padre Helenildo Marques. Haverá a partir das 8h e 15h, confissões. No dia 30, sábado, será a noite da barraca, a partir das 21h, no pátio da Igreja. Haverá leilão de galinhas, garrotes e carneiros, vendas de comidas e bebidas, e bandas.

No dia primeiro de dezembro, haverá a alvorada festiva, ás 5h. Ás 10h, será a Missa Solene, presidida pelo Padre Cláudio Régio, da Paróquia Jesus Bom Pastor, em Natal. Ás 12h, Ofício da Imaculada Conceição, seguido da Solene descida e Coroação da Imagem de Nossa Senhora do Livramento; com repique de sinos, banda de música, e Salva de Fogos. Ás 16h30, será a procissão com a Venerável Imagem da excelsa padroeira, Nossa Senhora do Livramento, pelas ruas de Taipu. Ás 18h, será a Missa de encerramento da Festa da Padroeira de Nossa Senhora do Livramento 2013, do Ano Centenário, e do I Domingo do Advento.