Esse foi o sentimento que marcou o encerramento do 'Outubro Rosa' em Jardim de Angicos | Foto: Fabrício Andrade
Esse foi o sentimento que marcou o encerramento do ‘Outubro Rosa’ em Jardim de Angicos | Foto: Fabrício Andrade

A programação do “Outubro Rosa” em Jardim de Angicos foi encerrada na manhã desta quinta-feira, 31 de Outubro, com uma palestra, reunindo toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde, servidores e população em geral.

A palestra, a cargo da Secretária Cristina Baracho, abordou desde questões técnicas a respeito das doenças, cuidados preventivos de primeira ordem a serem tomados, até relatos de experiências com a doença. Houve, ainda, um vídeo com o testemunho de uma mulher que descobriu estar com câncer de mama.

Equipes da Secretaria de Saúde e Educação de Jardim de Angicos | Foto: Fabrício Andrade
Equipes da Secretaria de Saúde e Educação de Jardim de Angicos | Foto: Fabrício Andrade

Durante a apresentação, que aconteceu na antiga Prefeitura, a Seretária Cristina Baracho não conseguiu ocultar as suas lágrimas ao mencionar sua trajetória de vida e apoio dos seus pais e irmãos. Ao dizer que ama a cidade onde nasceu e não renega suas raízes, a plateia não conseguiu conter a emoção.

A Prefeitura Municipal Jardim de Angicos através da secretaria de saúde realizou durante todo o mês de outubro palestras, consultas e outras ações sobre o câncer de mama. neste período, todos os profissionais da saúde se empenharam em ações voltadas ao tema, mas sem perder o foco do restante da população.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é realizado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

No Brasil, o Outubro Rosa teve seu inicio em 2008, e desde então, várias marcas que têm como princípio o bem-estar e o cuidado das mulheres aderiram à campanha. A ideia é lembrar a população feminina da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

GALERIA DE FOTOS

evento-outubro12