Zumira Ferreira da Câmara, irmã 89 anos (Foto: Facebook/Ana Carla)
Zumira Ferreira da Câmara, irmã 89 anos (Foto: Facebook/Ana Carla)

Zumira Fonseca Câmara é tia legítima do pai de Suely, foi professora na fazenda Cardoso nos anos de 1940 a 1970, sendo uma pessoa muito querida por todos onde “arranchava” as pessoas que viajavam no trem para Natal ou para qualquer outra cidade. Muitos até chegavam a deixar os animais de um dia para o outro na casa dela e seu marido o Sr. Chico Júlio tomava de conta sem cobrar nada pelo serviço. Ela é nora de Manoel Júlio e dona Tereza, sendo pessoas de grande prestigio para a sociedade e os políticos aqui do município de Jardim de angicos. Zumira ajudou a criar Leodete, Lucimar, Chiquinho e Joãozinho.

“Eu mesmo, viajei muitas vezes com minha irmã Telinha para a cidade de Pedro Avelino e deixava muitas vezes o jumento na casa dela e ainda almoçava para poder viajar de volta para a Fazenda Umari. Zumira ajudou a criar Leodete, Lucimar, Chiquinho e Joãozinho”, disse Armando Fonseca, pai da Prefeita Suely.

O meu pai Armando relembra que no dia 24 de Maio de 2014, tia Zumira completa 90 anos. Armando e todos seus familiares antecipadamente deseja sua tia, e amiga de coração muitos anos de vida e muitas felicidades e que Deus proteja ela e toda sua família, são os votos de Armando de Família.

UM POUCO DA HISTORIA

Zumira Fonseca Câmara, nasceu no dia 24 de maio de 1924, na cidade Assú, se mudou com seus irmãos e seu pai no ano de 1925. Com apenas um ano de idade ela chegou em Jardim de Angicos e daí quando seu pai foi embora de volta para a cidade de Assú ficou sobre os cuidados de sua irmã Dona Laura que casou-se no ano de 1935 com Venâncio Bezerra e foram morar no povoado do Umari. Daí Dona Laura e seu esposo Venâncio foram tomar conta da Fazenda Cardoso, localidade por nome de Cachoeira, onde lá surgiu o namoro de Zumira com o Sr. Chico Júlio que foi um grande corredor e treinador de cavalos de vaquejas sendo muito respeitado na região pela sua profissão.

Ela morou na propriedade serrinha, de seu sogro Manoel Júnior, onde Venâncio adquiriu por compra uma parte dessa dita propriedade, sendo que os filhos do Sr. Venâncio iam trabalhar e passar a semana “arranchada” na casa de Zumira. Essa propriedade hoje é de posse do filho de Venâncio, conhecido mais por João Dimas que foi vereador por 16 anos e seu pai Venâncio foi vereador no Município de Lajes sendo o vereador mais votado no ano de 1962.

O casamento aconteceu no dia 02 de Março de 1944 na estação de cardoso, sendo vigário padre Severino Ramos, conhecido por padre irmão de Severino Theodorico Bezerra. Morou na casa conhecida como a casa dos pés de figo da propriedade no Cardozo do Sr. Mecides Bandeira. Sendo professora, do primário no dito povoado. Mudou-se para Serrinha de Baixo onde continuou exercendo a mesma profissão de professora e agricultora junto com seus familiares.
Ao se aposentar, ela nos anos 80 mudou-se para a cidade de João Câmara aonde seu marido veio a falecer. Depois da morte do seu esposo mudou-se para Parnamirim onde até hoje vive com seus filhos que são eles, João Bosco, Francisco Canindé, Raimundo Nonato, José de Anchieta, Felipe Manoel, João Batista, Maria do Socorro, Maria das Graças, Maria das Dores, Maria Veronica, Maria Tereza e Ana Carla.

Todos os irmãos de tia Zumira estão falecidos. São eles: Pedro Felipe, Antônio Felipe, Joanita, Noêmia, Lurdes, Luiz, Maria Laura, Minervindo, Francisco, Felipe Filho, Antônio Pequeno, Maria Ferreira, Francisca Ferreira, Mocinha e Aurora.

AGRADECIMENTO(Prof.Sezimar)

Ao meu Pai Armando pela informações prestadas ao Portal.