Composto foi batizado de AP39: “Ele tem sido aplicado em pequenas doses às mitocôndrias.”
Composto foi batizado de AP39: “Ele tem sido aplicado em pequenas doses às mitocôndrias.”

Se para você o cheiro de pum é uma das piores do mundo, para alguns cientistas da Universidade de Exeter, no Reino Unido, o cheirinho desagradável é motivo de comemoração, afinal uma pesquisa feita recentemente descobriu que esse mau cheiro pode prevenir câncer e outras doenças. Pois é. Você não leu errado.

De acordo com um dos responsáveis pela pesquisa, Dr. Mark Wood, embora o ácido sulfídrico seja mais conhecido como pungente, o gás de odor fétido em ovos podres e na flatulência é naturalmente produzido no corpo humano e pode, na verdade, ajudar a cuidar da nossa saúde em possíveis novas formas de tratamentos para algumas doenças.

Apesar do cheiro nada agradável, os pesquisadores defendem a ideia de que o odor do pum nosso de cada dia ajuda a prevenir acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos, artrite, demência e, inclusive, câncer. Se você também está imaginando como os pesquisadores chegaram a esse resultado, saiba que o experimento realizado por eles consistiu em enviar doses de ácido sulfídrico diretamente para as mitocôndrias, organelos celulares de vital importância.

A conclusão foi a de que o gás é capaz de preservar a mitocôndria afetada e manter a célula viva, o que, por sua vez, previne o aparecimento das doenças citadas acima. Os resultados dessa pesquisa foram apresentados recentemente em uma conferência em Kyoto, no Japão.

Por enquanto não há tratamentos medicinais feitos à base do gás sulfídrico, mas talvez isso não esteja longe de acontecer, portanto, da próxima vez que alguém soltar um pum perto de você, pense duas vezes antes de ficar irritado. Sua saúde, aparentemente, agradece.

Fonte: Megacurioso