Atividade de aquecimento no campo de futebol (Foto: Sezimar)
Atividade de aquecimento no campo de futebol (Foto: Sezimar)

Procurando cada vez mais melhorar a qualidade de vida das pessoas, a Prefeitura de Jardim de Angicos (Gestão Suely), através da Secretaria Municipal de Saúde, vem promovendo todas as terças e quartas-feiras uma manhã ativa e cheia de atividades físicas.

O grupo é coordenado pelo educador físico Aldemir, que faz parte do NASF. O encontro é realizado duas vezes por semana a partir das 7h30min e são acompanhados por uma equipe médica, que faz a aferição da pressão arterial e dá orientações sobre saúde.

Hoje, 3 de agosto, o blog do Prof.Sezimar compareceu ao encontro para acompanhar as atividades. Dentre os exercícios físicos propostos, está primeiramente o alongamento, a caminhada em volta do Campo de Futebol e ginástica localizada, adaptada às limitações do grupo.

A senhora Noêmia, disse que quando chega em casa se sente muito disposta para suas atividades domésticas e concluiu dizendo que era para ser todo dia e está se sentindo ótima. Já a Senhora Ducel fez mil e um elogios ao educador físico Aldemir.

O professor José Edilson disse que estava já muito tempo sem fazer exercício, estava já sedentário e ao começar a participar está se sentindo outro. Já o jovem Netinho disse que é um candidato a fazer uma cirurgia bariátrica e vai fazer de tudo para não fazer e já perdeu 10kg.

De acordo com o educador físico, os benefícios da atividade física são diversos, sendo tanto de caráter fisiológico, psicológico quanto de caráter social. Ele ainda acrescentou que a formação do grupo conta hoje com mais de 100 pessoas e está tendo uma boa adesão tanto dos idosos como dos jovens.

“As atividades físicas estão diretamente relacionadas à qualidade de vida na terceira idade, principalmente no que diz respeito à prevenção de doenças. É importante que o idoso não se acomode, mas permaneça sempre ativo”, destaca o educador físico Aldemir.

atividade física dentro do ginásio (Foto: Sezimar)
atividade física dentro do ginásio (Foto: Sezimar)

NASF

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar e aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. Ele deve ser constituído de equipes compostas por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, que irão atuar no apoio e na parceria com os profissionais das equipes de Saúde da Família.

ASSISTA ENTREVISTA COM OS PARTICIPANTES