Prefeitura faz mutirão para cadastrar hipertensos e diabéticos (Foto: Sezimar)
Prefeitura faz mutirão para cadastrar hipertensos e diabéticos (Foto: Sezimar)

A Prefeitura de Jardim de Angicos, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde a fim melhorar a qualidade de vida dos hipertensos e diabéticos realizou nesta sexta-feira(26) um mutirão para cadastrar e atualizar os dados dos pacientes.

O objetivo da ação, que integra o Programa Nacional de Atenção a Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (Hiperdia), é trabalhar a prevenção junto aos pacientes para evitar o agravamento das enfermidades ou eventuais complicações que elas possam causar.

Os cadastrados recebem medicamento grátis e acompanhamento dos profissionais que atuam na equipe da Estratégia de Saúde da Família. Além de visitas domiciliares, são realizadas consultas médicas periódicas para verificar as melhorias na condição da saúde do paciente.

Segundo a Secretária de Saúde Cristina Baracho atualmente existem cerca de 400 pessoas diagnosticadas com pressão alta no Município. Incluindo-as no acompanhamento oferecido pelo programa, a ideia é reduzir esses indicadores pela metade.

O cadastramento pode ser feito até o final deste mês junho na Unidade Integrada de Saúde no horário das 08 ás 17h de segunda a sexta-feira.

Para fazer o cadastro é necessário:

– Documento com foto
– Cartão saúde
– Cópia da receita com prazo de validade

Café da manhã oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Sezimar)
Café da manhã oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Sezimar)

MAIS DETALHES

A hipertensão, ou pressão alta, acontece quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte. Quando não é tratada, é o principal fator de risco para derrames, doenças do coração, paralisação dos rins, lesões nas artérias, podendo também causar alterações na visão. A diabetes mellitus é uma doença de causa múltipla e ocorre quando há falta de insulina ou ela não atua de forma eficaz, causando um aumento da taxa de glicose (açúcar) no sangue.

ASSISTA O VÍDEO