O bronzeado perfeito não é conquistado de uma hora para a outra. Para poder chegar em janeiro com a pele dourada dos sonhos, é bom começar a se preparar já.

A primeira dica é preparar a pele para que o banho de sol dê resultado. “Faça uma esfoliação corporal, que retira as células mortas da pele e garante que os raios solares vão penetrar uniformemente”, indica a dermatologista Karla Assed.

Uma vez esfoliada, não ouse sair ao sol sem protetor solar. O resultado vai ser uma queimadura, e não um bronzeado. O protetor solar tem de ter fator de proteção solar de, no mínimo, 15. Se sua pele é branca, aposte em um FPS ainda mais elevado, a partir de 30. “Existe o mito de que sem protetor o bronzeado fica mais forte, mas não é isso que acontece”, explica Karla.

Não caia na cilada de se besuntar de bronzeador e achar que está arrasando. O produto pode estimular a melanina, mas se não tiver FPS alto pode te deixar mais vermelha do que bronzeada. “O nível de proteção desses produtos é muito baixo e pode causar queimaduras se utilizado sozinho”, diz a dermatologista Valéria Marcondes. Se não abrir mão do bronzeador, passe uma boa camada de filtro solar antes.

Outro segredo do bronzeado perfeito é a paciência. Nada de passar o dia todo debaixo do sol. Comece devagar. Para gradualmente atingir um bom bronzeado, o recomendado é permanecer 15 minutos debaixo do sol no primeiro dia, 20 minutos no próximo, 30 no outro e assim em diante. “Sempre reaplicando o protetor” lembra Karla.

Para não correr risco de manchar a pele sob o sol, deixe a maquiagem de lado na hora de ir à praia ou à piscina. “Lave bem o rosto e aplique somente o protetor solar. Maquiagem e perfume não reagem bem com a exposição ao sol”, explica Karla.

Os cuidados com o bronzeado não acabam quando o sol se põe. Em casa, mantenha-se hidratada, bebendo bastante água todos os dias. Isso faz com que a pele não resseque e o bronzeado dure por mais tempo.

Alimentos ricos em betacaroteno também são amigos da pele dourada. “Procure os vegetais amarelos e laranjas, como a cenoura e o mamão. Eles são fonte de vitamina A e auxiliam na formação da melanina, além evitarem a flacidez da pele”, recomenda a nutricionista funcional Alessandra Almeida.

Na onda dos sucos funcionais, para auxiliar a manter a cor do verão, a nutricionista indica uma receita de bebida amiga do bronze, rica em betacaroteno e vitamina A:

Suco amigo do bronze
Ingredientes:
– Suco de um maracujá
– Uma fatia de manga
– 100ml de água de coco
– 1 colher de sopa de cenoura ralada
– 1 folha de couve
Modo de preparo: bata todos os ingredientes juntos no liquidificador até que o suco fique com a consistência desejada. Coe e se necessário sirva com gelo

Fonte: iG