Muitas situações podem levar uma pessoa ao estresse nos dias de hoje com a pressão na carreira, vida pessoal e emocional. É verdade que casos extremos requerem o acompanhamento de um profissional de saúde. Mas há também questões que podem ser resolvidas com atitudes muito simples, como lavar as mãos com água quente, cantarolar uma melodia e até mesmo tirar os sapatos. Veja lista abaixo que pode te ajudar a aliviar a tensão.

Lave as mãos com água quente
Há muitas ações que podem ter um efeito calmante. Colocar qualquer parte do nosso corpo na água quente é uma delas, uma vez que este contato envolve o sistema nervoso parassimpático. Em uma situação de estresse, a simples atitude de lavar as mãos pode te ajudar a recuperar a compostura.

Cantarole uma melodia
Já reparou que as pessoas felizes tendem a cantarolar? Estudos sugerem que a combinação de vocalização e vibração tem um efeito positivo sobre a pressão arterial, que é criado como parte da resposta ao estresse. Portanto, se precisar de uma estratégia de emergência para combater um momento de tensão, cantarolar uma melodia pode ser uma boa alternativa.

Faça cara feia
O estresse causa algumas reações no corpo, que vão desde dores nas mandíbulas, na cabeça e até ranger os dentes. Algumas medidas podem evitar o mal-estar como aulas de ioga, que promovem a liberação de todos os músculos. Fazer movimentos no rosto estimula uma massagem interna, que ajuda a liberar as tensões, ou seja, fazer cara feia neste caso pode ser necessário e não é tão ruim assim.

Mastigue aipo
Segundo uma pesquisa, mascar ajuda a reduzir os níveis de cortisol. A ação envolve o lado calmante do sistema nervoso e também desbloqueia uma mandíbula que fica apertada quando o estresse a atinge. No caso da aipo, ela possui uma apigenina química, que além de acalmar, ajuda no combate à ansiedade e insônia.

Belisque as sobrancelhas
Quando ficamos estressados, nossos músculos ficam presos em contração. Massagear e apertar progressivamente as sobrancelhas e perto do nariz promovem um efeito cascata em todo o corpo e liberam a tensão. Outras partes que podem ser estimuladas e ajudar no alívio são apertar a parte de trás da orelha, embaixo do pescoço e fazer movimentos nos ombros.

Passe pomada nos lábios
É comum mexermos a boca ou comermos quando estamos estressados. Isso porque ter algo em contato com nossos lábios tem um efeito calmante no sistema nervoso. Aplicar pomada nesta região dá um toque suave e alivia a tensão.

Coma uma salada
Em momentos de tensão, a vontade de ingerir açúcar, carboidratos e gorduras é quase automática. A salada pode não parecer a opção mais atraente, mas é útil uma vez que possui um mecanismo sedativo leve. Portanto, bateu o estresse? Escolha um peixe, queijo de cabra e mastigue bem. Essa refeição pode te oferecer uma experiência relaxante.

Tire os sapatos
A simples ação de tirar os sapatos e movimentar os dedos ajuda a descarregar a tensão. Quando colocamos um calçado, a circulação do pé é contraída, o que afeta o sistema músculo-esquelético.

Abrace a você mesmo
Nem sempre é possível estar em contato com outras pessoas para desabafar e aliviar o estresse. Em situações como esta, o jeito é se abraçar, esfregar e massagear qualquer parte do próprio corpo para liberar o hormônio calmante que se conseguiria por meio do calor humano.

Fonte: Terra