Ceará-Mirim luta pela retomada da produção e moagem da cana de açúcar (Foto: Iran Costa)
Ceará-Mirim luta pela retomada da produção e moagem da cana de açúcar (Foto: Iran Costa)

A retomada da produção e moagem da cana de açúcar no município de Ceará Mirim, esse foi o tema discutido, durante uma Audiência Pública, realizada essa semana na Câmara Municipal. A paralisação da produção canavieira em Ceará-Mirim tem acarretado sérios problemas, sócios econômicos, deixando milhares de desempregados e travando a economia da região.

Marcílio Dantas, perito judicial, participou do debate e ressaltou a importância da retomada da atividade, “a possibilidade da retomada da atividade sucroalcooleira na região de Ceará-Mirim possibilitaria a redenção de um município que só perdeu nos últimos anos”.

Participaram também da discussão, Alexandre Andrade de Lima, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco; Murilo Correia Paraíso, presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba; e Renato Lima, presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Rio Grande do Norte, além de várias autoridades das áreas econômica e política, bem como representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada.

A audiência foi proposta pelo vereador Renato Martins, em parceria com a Defensoria Pública. A expectativa é que seja realizada uma outra, mas desta vez, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, para aprofundamento do tema a nível estadual, inclusive com convite ao Tribunal de Justiça que acompanha o litígio da Companhia Açucareira Vale do Ceará-Mirim; possível organização dos produtores e plantadores de cana em Cooperativa; apoio das instituições financeira, dentre outros.