Regionalização vai fortalecer Hospital de Angicos na região Central do RN

A previsão é de que a proposta de co-gestão seja concretizada na região a partir de março.

146
A reunião tratou da co-gestão na região Central do RN

Secretários de Saúde e prefeitos dos municípios de Angicos, Santana do Matos, Pedro Avelino e Afonso Bezerra, participaram na tarde desta terça-feira, no gabinete da Secretaria de Estado de Saúde Pública(Sesap), de uma reunião sobre o processo de Regionalização na região Central do Rio Grande do Norte.

Os representantes dos municípios discutiram, com técnicos da Sesap, a concretização do sistema de co-gestão com o objetivo de otimizar o atendimento e à assistência à saúde da população naquela região.

A proposta da Secretaria é de que ocorra o fortalecimento do Hospital de Angicos, resultando na abertura do pronto-atendimento durante as 24h do dia e, num segundo momento, avançar na implantação de uma policlínica regional, bem como o fortalecimento do Hospital de Assu, como unidade de referência regional para os casos de maior complexidade.

A previsão da coordenadora de Hospítais e Unidades de Referência (COHUR), Milena Martins, é de que a proposta de co-gestão seja concretizada na região a partir de março.

Para ela, a medida vai contribuir significativamente para a diminuição da superlotação dos dois maiores hospitais prontos-socorros da rede estadual, o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, e Tarcísio Maia, em Mossoró.