A abertura dos 12º Jerninhos (Jogos do Ensino Fundamental do RN) acontece neste sábado (21), às 9h, no Ginásio Marcelo Carvalho, bairro de Candelária, em Natal. Os Jerninhos são organizados  pelo Governo do Estado, através da Coordenadoria de Desportos (Codesp) da Secretaria da Educação e da Cultura (SEEC).

Neste ano,  os jogos irão reunir 97 escolas públicas e particulares. O número representa um novo recorde  de escolas participantes desde a primeira disputa dos Jerninhos em 1994. São 1.680 atletas, na faixa etária de sete aos dez anos, de escolas localizadas nos municípios de Natal, São Gonçalo do Amarante, Caicó, Santa Maria, Macaíba, Touros, São Pedro, São Paulo do Potengi, Goianinha, Santa Cruz e Tibau do Sul.

Depois da abertura dos Jerninhos começam as competições neste sábado (21) com disputas das modalidades de voleibol, no Ginásio Marcelo Carvalho (DED); de futsal, no ginásio do colégio Contemporâneo; e de badminton , no ginásio do Facex. No domingo (22) está marcada a realização da competição de karatê no ginásio Marcelo Carvalho (DED).

Serão disputadas quinze modalidades esportivas, dentre elas, basquete, voleibol, futsal e badminton. A competição acontece nos finais de semana para que os alunos não sejam prejudicados em seus estudos normais.