Em Jardim de Angicos, servidores passam por treinamento sobre Autoconhecimento

O evento ocorreu nos dias 27 e 28 de Março de 2017 no Centro de Treinamento da Emater-RN (CENTERN) localizado na comunidade de Maninbu, em São José de Mipibu/RN.

272
Os servidores que ocupam cargos comissionados foram o público alvo (Foto: Sezimar)

Capacitar para melhor servir. Foi com esse espírito que a Prefeitura de Jardim de Angicos através da Secretaria de Educação promoveu nos dias 27 e 28 de Março de 2017, o 1º workshop “Eneacoaching e os 7 hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. Os servidores que ocupam cargos comissionados foram o público alvo. O evento ocorreu no Centro de Treinamento da Emater-RN (CENTERN) localizado na comunidade de Maninbu, em São José de Mipibu/RN.

A proposta do curso é desenvolver no servidor que atua na área de gestão para que ele faça o seu melhor, visando a melhoria dos serviços prestados, por meio de reformulação de valores, gestão humanizada e criação de um ambiente de trabalho mais favorável. De acordo com a metodologia, estes são fatores que influenciam diretamente no atendimento ao cidadão.

Foram feitas avaliações individuais, de grupo e dinâmicas envolvendo os participantes. Além disso, a parte teórica explorada a partir de conceitos dirigidos especialmente para a gestão pública com linguagem simples e exemplos que incluíram a apresentação de vídeos.

“O curso gera uma possibilidade do gestor se autoconhecer, promover um desenvolvimento de suas competências e assim poder cumprir a missão atribuída ao seu cargo. O treinamento apresenta as ferramentas necessárias para que o servidor aplique para seu desenvolvimento e de sua equipe”, explicou a palestrante e coach, Sarita Cesana.

O secretário municipal de Educação, Siderley Wendel, informou que o principal objetivo do treinamento é proporcionar aos gestores, ferramentas para que possam desempenhar melhor as suas funções. Ainda disse que a atual gestão prioriza a qualificação dos servidores e que mais cursos e treinamentos serão promovidos para buscar a excelência no serviço público municipal.

Os dois dias de curso também foram avaliados de forma positiva pelo fato de promover uma maior convivência entre os gestores. “Essa união é fundamental para que o time dê certo. Uma iniciativa feliz que, além do conhecimento, nos permitiu conhecer ainda mais nossos colegas e seus objetivos”, relatou o diretora da escola infantil Pimpolândia, Erica Franci.

“Com esse curso, investimos em pessoas, em gente. Pessoas de várias idades, de várias formações que disseram pra si mesmo, eu posso fazer melhor”, disse a prefeita Suely. Ela acrescentou que o melhor resultado desse treinamento será para a cidade, porque a equipe está focada no objetivo de construir uma cidade cada vez melhor. “É isso que o povo de Jardim de Angicos espera de nós”, frisou.

Capacitação para servidores investe na qualidade e satisfação em servir (Foto: Sezimar)

O CURSO

O principal objetivo do curso é impactar o serviço público, melhorar a qualidade do serviço prestado, e fazer com o que o servidor se desenvolva e atinja os seus objetivos dentro e fora do trabalho.

O curso foi divido em quatro módulos: “I Auto Conhecimento”; “II Liderança”; “III Trabalhar em Equipe” e “IV Comprometimento e Propósito”.

As atividades englobam uma simulação do cotidiano, com situações reais, para exercitar as lições ensinadas em sala de aula.

O curso é ministrado por uma equipe de quatro pessoas: Francisco Dehon de Lima, professor, Master Coach, Especialista em direito administrativo e gestão pública. Sarita Cesana, psicóloga, consultora e Coach. Suely Fonseca Bezerra de Lima, Assistente Social e Sezimar Fonseca Bezerra, professor especialista em ensino da Matemática e Mídias Sociais, Blogueiro e Designer.